Pré Conferência Setorial de Música


Nos dias 7, 8 e 9 de março, aconteceu em Brasília as Pré Conferências Setoriais de Cultura, onde os mais diversos setores, como dança, música, teatro, audiovisual, entre muitos outros, reuniram-se para debater nacionalmente os encaminhamentos políticos culturais junto ao MinC para 2010.


Mato Grosso estava representado com (3) delegados, Carolina Miranda Barros (FPM-MT, ASSIMT, Rede Mato), Eduardo Ferreira (MPB) e Pablo Capilé (FDE, Espaço Cubo) eleitos na assembléia setorial que ocorreu em janeiro, cuja facilitadora foi Carolina Barros, diretora da ASSIMT.


Durante os debates, foram definidas as diretrizes prioritárias que serão trabalhadas a curto prazo pela Funarte e o MinC, ou seja, no ano de 2010. As estratégias foram definidas a partir de GTs (grupos de trabalho) divididos em temas como: comunicação, marco regulatório, direito autoral, circulação, formação, redes associativas, cadeia produtiva, fundo setorial da música, etc.


Ocorreu também a eleição do Colegiado Setorial de Música, que é a representação maior dos delegados junto ao MINC, sendo esta responsável por representar a sociedade civil frente ao poder público federal. Mato Grosso elegeu Pablo Capilé (titular) e Carolina Barros (suplente). O bacana disso é que haverá rotatividade entre titular e suplente, como forma de garantir a participação de todos no processo.

Uma observação interessante que rolou no intercâmbio, é que as pessoas que estão na ponta dessa organização social da música são músicos que estão em plena atividade. Foi muito importante perceber isso, por que na batalha diária que travamos para conscientizar o músico quanto à importância de se engajar, esse fator sempre muito conflitante surge e ressurge nos diálogos. Como conciliar o engajamento político com o fazer musical? No dia a dia cada um tem que encontrar a dinâmica para fazer isso acontecer.